Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.authorAraújo, Roberto Martins de-
dc.date.accessioned2018-10-05T21:38:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:09Z-
dc.date.issued2015-06-14-
dc.identifier.citationAraújo, Roberto Martins de. A contrução do ídolo no futebol: os números como contadores de história. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5286-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectMudança ideológicapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleA construção do ídolo no futebol: os números como contadores de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez Junior, Fernando Ewerton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Nilo Sergio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende estudar a mudança na forma como o futebol passou a ser apresentado ao seu público. Tendo como contexto o nascimento de novas formas de se acompanhar este fenômeno cultural, o trabalho foca na questão dos números, e como eles passam a ter uma importância maior em relação a construção da história enquanto as narrativas em si vão perdendo espaço. Esta transformação é observada na gradativa mudança nas transmissões esportivas ao longo do século XX, mas é gritante quando o estudo vai para as formas mais recentes de se entrar em contato com o esporte. A monografia procura contextualizar também o porquê desta mudança. Trata-se de um esforço no sentido de adaptar as formas de se acompanhar o jogo à uma lógica globalizada e submetida ao marketing. Um dos aspectos mais importantes desta transformação revela-se então ser a criação de experiências mais personalizadas, e a customização como forma de posicionamento das marcas ligadas a este grande negócio que se tornou o futebol.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAraújo.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.