Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5286
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A construção do ídolo no futebol: os números como contadores de história
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Roberto Martins de
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: O presente trabalho pretende estudar a mudança na forma como o futebol passou a ser apresentado ao seu público. Tendo como contexto o nascimento de novas formas de se acompanhar este fenômeno cultural, o trabalho foca na questão dos números, e como eles passam a ter uma importância maior em relação a construção da história enquanto as narrativas em si vão perdendo espaço. Esta transformação é observada na gradativa mudança nas transmissões esportivas ao longo do século XX, mas é gritante quando o estudo vai para as formas mais recentes de se entrar em contato com o esporte. A monografia procura contextualizar também o porquê desta mudança. Trata-se de um esforço no sentido de adaptar as formas de se acompanhar o jogo à uma lógica globalizada e submetida ao marketing. Um dos aspectos mais importantes desta transformação revela-se então ser a criação de experiências mais personalizadas, e a customização como forma de posicionamento das marcas ligadas a este grande negócio que se tornou o futebol.
Palavras-chave: Futebol
Mudança ideológica
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Araújo, Roberto Martins de. A contrução do ídolo no futebol: os números como contadores de história. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAraújo.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.