Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5299
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo de caso da marca da empresa Wilson, Sons Logística
Author(s)/Inventor(s): Santos, Paula Nunez
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: Os estudos relacionados ao valor da marca para as organizações utilizam diversas abordagens – alguns estão focados na análise qualitativa, outros na análise financeira (STOBART, 1994), existem os estudos que focam apenas na perspectiva das empresas ou apenas na perspectiva dos consumidores (KELLER, 1998) e também encontramos uma abordagem mais complexa, em que o valor da marca é um conjunto de ativos e passivos que precisam ser analisados dentro de alguns critérios (AAKER, 2000). Seja como for, todos esses autores tentam demonstrar a necessidade das organizações em focar suas estratégias na marca, para que as mesmas decidam pelos modelos mais adequados as suas realidades empresariais. De acordo com Keller (1998), uma marca tem valor quando os consumidores reagem mais favoravelmente ao produto a partir do momento que a conhecem e a identificam. Muitas vezes esse conhecimento prévio da mesma facilita a tomada de decisão com relação à compra de um produto ou serviço e até dispensa informações extras a respeito das organizações produtoras desses produtos ou prestadoras de tais serviços. Como a escolha da marca e da melhor forma de divulgação da mesma são decisões muito importantes para uma organização, pode-se considerar válido em muitos casos a realização de uma pesquisa de marketing. Para Churchill e Peter (2000), esta é definida como a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informações. No entanto, é preciso que seja feita uma avaliação criteriosa da utilização ou não de pesquisa de marketing, pois ela normalmente envolve custo e tempo, o que muitas vezes as organizações não estão dispostas a despender.
Keywords: Marketing
Logística
Planejamento estratégico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5299
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