Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5304
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O processo de expansão internacional das grandes montadoras para a China e suas consequências para o desenvolvimento da indústria automobilística local
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Rodrigo Ferreira
Orientador: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Resumo: Após a abertura economica, a China vem se destacando no cenário econômico internacional. O PIB cresce a uma média de 10% ao ano nas últimas duas décadas. A indústria automobilística é considerada um dos principais setores para a manutenção deste crescimento. Os incentivos oferecidos pelo Estado Chinês aliado às características locais, atraíram os investimentos de montadoras multinacionais. Entretanto, estas multinacionais foram obrigadas a se estabelecerem aceitando algumas restrições importantes. Entre elas, estava a entrada no país através de parcerias joint ventures com empresas locais, em que não poderiam ter participação acionária superior a 50%. O objetivo do Governo de atração do capital destas era o de estimular a transferência de tecnologia para o desenvolvimento das montadoras chinesas. O trabalho apresenta como foi a entrada dessas multinacionais no contexto da indústria automobilística chinesa. Para explicar este movimento das multinacionais, foi realizada uma análise do Paradigma Eclético de Dunning. Trata-se de uma teoria sobre o investimento direto no exterior. Ao final, são elaboradas algumas considerações sobre o estudo, das quais se destacam: a maior liberalização de operações estrangeiras após a entrada do país na Organização Mundial do Comércio em 2001; que o mercado chinês ainda está aquecido e aberto para a aplicação de novos investimentos; e sobre o desenvolvimento do país como o maior produtor e vendedor de automóveis do mundo no ano de 2009.
Palavras-chave: Indústria automobilística
Multinacionais
China
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5304
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA RODRIGO.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.