Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5320
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A imprensa brasileira e os atletas com deficiência nos Jogos Paralímpicos
Autor(es)/Inventor(es): Cardozo, Thiago Minete
Orientador: Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
Resumo: Investiga a importância da mídia no dia a dia das pessoas com deficiência e de que forma os atletas dos Jogos Paralímpicos Londres 2012 foram representados na imprensa brasileira durante o evento (29 de agosto a 9 de setembro de 2012). Para isso, o estudo traz um breve histórico da relação mídia e paradesporto no Brasil e inclui uma estruturação teórica sobre os Jogos Paralímpicos e seus reflexos em nossa sociedade. Traz como ponto central a análise dos guias de tratamento e abordagem dos atletas com deficiência publicados pelos Comitês Paralímpicos do Brasil e da Grã-Bretanha. Quais termos utilizar e quais evitar para se referir a atletas com deficiência? Como cumprimentar um atleta com amputação dos membros superiores na hora da entrevista? O jornalista deve oferecer ajuda a atletas cadeirantes? Estas e outras situações, cada vez mais comuns para os profissionais de comunicação de todo o país com a proximidade dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, são temas abordadas pelos guias – e de análise deste trabalho.
Palavras-chave: Jogos Paralímpicos
Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARDOZO, Thiago Minete. A imprensa brasileira e os atletas com deficiência nos Jogos Paralímpicos. 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCardozo.pdf981.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.