Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5323
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Injectitos. Conceitos,características e associação com feições encontradas nas bacias do Recôncavo e Sergipe-Alagoas
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Pedro Felipe Costa
Orientador: Carvalho, Ismar de Souza
Coorientador: Fávera, Jorge Carlos Della
Resumo: O conceito de arenitos remobilizados, injetando-se em rochas hospedeiras, adquiriu popularidade através do livro “Sand Injectites: Implications for Hydrocarbon Exploration and Production” (2007), no qual são descritos injectitos em uma série de campos de petróleo no Mar do Norte, comparando-os com afloramentos em diferentes bacias do mundo, e os promovendo a um novo tipo de play para a exploração de óleo e gás. Ocorrências semelhantes foram identificadas no Brasil ao longo do tempo, porém interpretadas de formas distintas. Areias remobilizadas da fase rifte, vem sendo caracterizadas como produtos primários de processos deposicionais, embora alguns exemplos, como o caso das areias maciças da Fácies Pitanga no Recôncavo, tenham sido reinterpretadas como remobilização in situ. O mesmo aconteceu com os arenitos de águas profundas, do Neocretáceo-Terciário, em seções marinhas de bacias brasileiras. Características incomuns foram interpretadas como novas fácies de processos de água profunda, em parte devido a pouca resolução sísmica e a visão reduzida propiciada pelos testemunhos. Afloramentos brasileiros da fase rifte, como alguns casos no Recôncavo e Sergipe-Alagoas, possuem semelhanças com descrições de outras localidades, onde são tratados como injectitos. No Mar do Norte os injectitos possuem importantes características de reservatório, boas permeabilidade e porosidade, contatos óleo água bem definidos e pressão distribuída uniformemente por todo o campo, revelando excepcionais interconexões. Características semelhantes podem ser obtidas em seções marinhas brasileira, sendo assim importante estar atento ao conceito de injectitos na análise das mesmas. Por outro lado, feições de injeção reconhecidos na fase rifte das bacias do Recôncavo e Sergipe-Alagoas apresentam más condições de reservatório, sendo consideradas “areias fechadas”, mas podendo ser encontrados “sweet spots”, que são “ilhas” de boa permo-porosidade, com boas propriedades de reservatório.
Palavras-chave: Injectitos
Areias remobilizadas
Mar do Norte
Recôncavo
Sergipe
Alagoas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA, P.F.C.pdf4.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.