Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5334
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise de Biomarcadores de uma seção sedimentar jurássica (Formação Cabo Carvoeiro) da Bacia Lusitânica, Portugal
Autor(es)/Inventor(es): Bossan, Marcelo de Oliveira
Tutor: Mendonça Filho, João Graciano
Resumen: A Bacia Lusitânica está localizada na borda oeste da Placa Ibérica, e apresenta uma espessura máxima de aproximadamente 5 km de sedimentos. Tal bacia possui uma relevante representação do Jurássico Inferior, tendo a região de Peniche como uma área de destaque devido à espessura de sedimentos depositados entre o Sinemuriano e o Toarciano. Este trabalho teve como objetivo analisar a fração orgânica molecular (betume) presente em 12 amostras de extrato de rocha da Bacia Lusitânica coletadas em afloramentos na região de Peniche. A análise cromatográfica das amostras apresentou distribuição de hidrocarbonetos na faixa de nC17 a nC23, caracterizando matéria orgânica tipicamente marinha, e ainda, com exceção das amostras 32 e 77, apresentaram uma distribuição bimodal, caracterizando matéria orgânica transicional, fontes essas indicadas também pela distribuição no diagrama ternário dos esteranos regulares C27 – C28 – C29. As amostras apresentaram variações nas condições de oxigenação e redox, evidenciado pelas razões dos isoprenóides Pristano e Fitano (Pr/Fi), e Pristano/n-C17. Nas análises de terpanos e esteranos os resultados indicaram que as amostras estudadas são imaturas ou estão entrando na janela de geração.
Materia: Biomarcadores
Toarciano
Peniche
Jurássica
Lusitânica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BOSSAN, M.O.pdf329.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.