Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5345
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de curvas de compactação de poços da bacia do Espírito Santo e sua aplicação na modelagem 1D de sistemas petrolíferos
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Mariana Brando
Orientador: Carvalho , Ismar de Souza
Coorientador: Traby, Adriana Lemgruber do Valle
Resumo: A história de soterramento e evolução térmica de uma bacia sedimentar depende fortemente das propriedades mecânicas de seu preenchimento. Para definir os parâmetros físicos que condicionaram este histórico foram analisados dezesseis poços perfurados na bacia do Espírito Santo a fim de se obter curvas de compactação para grupos de litologias com propriedades mecânicas semelhantes. A primeira etapa deste projeto envolveu a análise petrofísica dos poços a partir da combinação dos perfis elétricos de porosidade com os perfis de litologia para cada poço. O ensaio foi feito para os grupos de litologias mais representativos da seção póssal da bacia tais como arenitos e folhelhos, principalmente, além de margas e rochas carbonáticas. A partir do tratamento dos dados foram identificados dois diferentes padrões de porosidade dentre os poços avaliados, coincidentes com as diferentes profundidades de locação dos poços. Além disso, o conjunto de dados permitiu a observação de uma brusca mudança de comportamento dos pontos no gráfico de porosidade próximo ao limite Cretáceo-Paleógeno marcado pela discordância do Maastrichtiano, evidente em toda a bacia do Espírito Santo. A partir de uma amostragem randômica dos dados foi possível criar curvas de compactação, com o auxílio do software PetroMod, para cada padrão de variação da porosidade das rochas em função da profundidade. As curvas criadas foram utilizadas na edição das litofácies aplicadas na modelagem 1D de sistemas petrolíferos, simulando a história de soterramento da bacia, permitindo analisar a evolução da porosidade dos sedimentos no decorrer do tempo geológico, sua história termal e de maturação.
Palavras-chave: Bacia do Espírito Santo
Porosidade
Maastrichtiano
Compactação
Modelagem 1D
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5345
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES, M.B.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.