Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5345
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise de curvas de compactação de poços da bacia do Espírito Santo e sua aplicação na modelagem 1D de sistemas petrolíferos
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Mariana Brando
Tutor: Carvalho , Ismar de Souza
Tutor : Traby, Adriana Lemgruber do Valle
Resumen: A história de soterramento e evolução térmica de uma bacia sedimentar depende fortemente das propriedades mecânicas de seu preenchimento. Para definir os parâmetros físicos que condicionaram este histórico foram analisados dezesseis poços perfurados na bacia do Espírito Santo a fim de se obter curvas de compactação para grupos de litologias com propriedades mecânicas semelhantes. A primeira etapa deste projeto envolveu a análise petrofísica dos poços a partir da combinação dos perfis elétricos de porosidade com os perfis de litologia para cada poço. O ensaio foi feito para os grupos de litologias mais representativos da seção póssal da bacia tais como arenitos e folhelhos, principalmente, além de margas e rochas carbonáticas. A partir do tratamento dos dados foram identificados dois diferentes padrões de porosidade dentre os poços avaliados, coincidentes com as diferentes profundidades de locação dos poços. Além disso, o conjunto de dados permitiu a observação de uma brusca mudança de comportamento dos pontos no gráfico de porosidade próximo ao limite Cretáceo-Paleógeno marcado pela discordância do Maastrichtiano, evidente em toda a bacia do Espírito Santo. A partir de uma amostragem randômica dos dados foi possível criar curvas de compactação, com o auxílio do software PetroMod, para cada padrão de variação da porosidade das rochas em função da profundidade. As curvas criadas foram utilizadas na edição das litofácies aplicadas na modelagem 1D de sistemas petrolíferos, simulando a história de soterramento da bacia, permitindo analisar a evolução da porosidade dos sedimentos no decorrer do tempo geológico, sua história termal e de maturação.
Materia: Bacia do Espírito Santo
Porosidade
Maastrichtiano
Compactação
Modelagem 1D
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOARES, M.B.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.