Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5367
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uso de microssonda eletrônica para caracterização composicional de carbonatos da Lagoa Salgada, Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Pedroso, Sebastião Guilherme
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Resumo: Geralmente não se usa microssonda eletrônica para analisar rochas carbonáticas, principalmente em função da expressiva ocorrência de elementos químicos voláteis. Contudo, no presente trabalho, são apresentados procedimentos analíticos que viabilizam a realização de microanálises composicionais neste tipo de material. As metodologias de análise utilizadas foram petrografia, mapas e perfil composicionais, estimativa qualitativa da composição por EDS para posterior análise quantitativa WDS. A amostra utilizada foi de estromatólito oriundo da Lagoa Salgada, constituída originalmente por duas colunas, as quais resultaram em três seções polidas. Após a realização da petrografia nas seções, decidiu-se analisar apenas duas das lâminas na microssonda eletrônica. Constatou-se que há variação na constituição química das microestruturas laminares internas do estromatólito. As concentrações dos elementos magnésio e cálcio se alternam conforme varia a micromorfologia interna das microestruturas, prevalecendo maior concentração do primeiro em camadas mais finas e de aspecto domal, enquanto que, em camadas mais espessas e de aspecto mais estratiformes, sobressai a concentração de cálcio.
Palavras-chave: Estromatólito
Microssonda eletrônica
Lagoa Salgada
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROSO, S.G.pdf7.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.