Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5373
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Crime, vingança e justiça na vida conteporânea: a execução do brasileiro Marco Archer vista pelos seus conterrâneos
Autor(es)/Inventor(es): Mundt, Heloisa Traiano
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender, em primeira instância, a lógica que permeia as relações de vingança e ressentimento entre a sociedade e os indivíduos rotulados como criminosos na vida contemporânea, para entender o que motiva a população a recorrer ao Estado como provedor da Justiça em sua função de regulador social. Assim, abre-se o caminho à análise de um caso recente que incitou intensas discussões sobre este tema no Brasil: a morte de Marco Archer, o primeiro brasileiro executado por um país estrangeiro, após ser condenado à pena capital sob a acusação de tráfico de drogas pelo governo da Indonésia em janeiro de 2015. Neste contexto, foi observada a repercussão dos seus últimos momentos de vida e da sua execução em portais digitais da imprensa brasileira, com principal enfoque nos discursos dos leitores que demandavam a sua morte. Com isso, pretende-se, ainda, identificar a influência do paradigma da impunidade no Estado brasileiro – que permeia o cotidiano e o imaginário da população – sobre a lógica acima descrita e, particularmente, sobre a formação da opinião pública quanto à execução de Marco Archer.
Palavras-chave: Crime
Vingança
Justiça
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MUNDT, Heloísa Traiano. Crime, vingança e justiça na vida conteporânea: a execução do brasileiro Marco Archer vista pelos seus conterrâneos. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMundt.pdf978.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.