Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5399
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização geomecânica e petrofísica de coquinas da formação Morro do Chaves, seção rifte da bacia de Sergipe-Alagoas
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Rodrigo Soares Monteiro da
Tutor: Barroso, Emilio Velloso
Tutor : Corbett, Patrick
Resumen: A descoberta de importantes campos petrolíferos na seção rifte das bacias marginais brasileiras impulsionou, particularmente, o avanço da investigação geológica dessas unidades e suas aplicações à engenharia de reservatórios, em função de seus complexos sistemas permo-porosos. Assim, neste trabalho é analisado o comportamento geomecânico das coquinas da Formação Morro do Chaves associado à caracterização de sua petrotrama, uma vez que constituam singulares análogos aflorantes desses reservatórios de hidrocarbonetos. Este estudo foi realizado com amostras coletadas na mina CIMPOR, município de São Miguel dos Campos, Alagoas. A partir das mesmas: foram confeccionadas lâminas delgadas, para a identificação de aspectos diagenéticos e estimativa de propriedades petrofísicas; e foram preparados corpos de prova, submetidos a ensaios acústicos e de compressão triaxial, a fim de caracterizar comparativamente os diferentes litotipos coquinóides, quanto aos seus parâmetros de resistência e elásticos. As envoltórias de resistência produzidas para os diferentes corpos de prova sugerem forte influência diagenética, notadamente a concentração de porções micríticas, na resposta mecânica dessas rochas. A análise dos módulos elásticos estáticos fornece valores significativamente maiores do que os esperados, o que aponta para a inadequação das premissas teóricas de elasticidade dos corpos ao procedimento metodológico, que não excluiu as deformações plásticas nos experimentos realizados. Nos gráficos de ondas sísmicas compressivas e cisalhantes produzidos, verifica-se a subjetividade na determinação dos tempos de trânsito das ondas em razão da interferência de ruídos e, logo, a limitada acurácia nos cálculos de velocidades de onda e parâmetros elásticos dinâmicos subsequentes. Portanto, são aqui identificadas variáveis petrofísicas pré-deformacionais preponderantes na resposta geomecânica dessas coquinas, bem como os principais fatores limitantes à reprodução das condições ótimas desses experimentos em laboratório.
Materia: Geomecânica
Petrofísica
Bacia de Sergipe-Alagoas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, R.S.M.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.