Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5404
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Rio de Janeiro de Pereira Passos: o poder da imagem na gestão da cidade
Autor(es)/Inventor(es): Rossi, Bárbara Carvalho
Orientador: Souza, Maria Julieta Nunes de
Resumo: Analisa o período de gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906) na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal da República. Durante seu mandato, em conjunto com o poder executivo na figura do presidente Rodrigues Alves, houve uma das mais intensas Reformas Urbanas da história do Rio de Janeiro. Foi marcada por intervenções profundas na paisagem da cidade e orientada pela ideologia higienista. Através de um discurso racionalista, da política do ‘’Bota Abaixo’’ e do ocultamento da questão social, a imagem de cidade colonial foi sendo modernizada nos moldes da belle époque. O papel da imagem no modelo de gestão do Rio de Janeiro no início do século XX veio de encontro aos interesses do Estado, como um instrumento de propaganda e um meio propício de legitimar as suas ações. O trabalho apresenta um resgate histórico pautado, entre outros autores, em BENCHIMOL (1990) ABREU (1987) e DE PAOLI (2013). A pesquisa teve como base a análise de fotografias feitas pelos fotógrafos contratados pelo Estado: Augusto Malta e Marc Ferrez. O trabalho buscou, sobretudo, analisar as imagens-sínteses do período da Reforma Urbana.
Palavras-chave: Planejamento territorial urbano
Rio de Janeiro (RJ)
Passos, Pereira
Representação
Fotografia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Mai-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCRossi.pdf5.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.