Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5418
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da atuação do poder público municipal no fomento a arranjos produtivos locais: estudo de caso do APL eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí – MG
Autor(es)/Inventor(es): Pedrosa, Pedro Torres de Melo
Orientador: Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues
Resumo: Os Arranjos Produtivos Locais envolvem uma diversidade de atores: a sociedade civil organizada, instituições de ensino e pesquisa, instituições públicas e privadas, assim como o trabalho de sinergia entre elas. Estes arranjos são compostos por empresas com especialização produtiva, mesma localização geográfica e são caracterizadas pela fluidez de conhecimento, adquiridos e compartilhados entre os atores. Para isso, contam com diversas possibilidades de apoio de instituições públicas e privadas, devendo haver um ambiente favorável que transcenda as vantagens históricas e regionais, através da criação de ambientes de articulação e confiança. A relevância do objeto políticas públicas para APL se traduz na importância do papel do Estado no desenvolvimento local, para além do desenvolvimento econômico, pautado no desenvolvimento social e sustentável. Este trabalho verifica se as políticas públicas de fomento foram capazes de consolidar efetivamente o APL Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí, localizado no sul de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, realizado através de levantamento bibliográfico e método de estudo de caso. O foco central da pesquisa foi analisar as políticas públicas de fomento ao referido APL. Como resultado da pesquisa, é identificada a atuação das esferas municipal, estadual e federal de fomento ao arranjo estudado, de forma propiciar uma análise da atuação do poder público municipal e o impacto no desenvolvimento das empresas e da sociedade.
Palavras-chave: Políticas públicas
Arranjo Produtivo Local
Desenvolvimento econômico regional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTMPedrosa.pdf270.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.