Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5421
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Unidade de Polícia Pacificadora (upps) e valorização imobiliária nas favelas: estudo de caso da favela dos tabajaras/cabritos
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Renan Valadão
Tutor: Souza, Maria Julieta Nunes de
Resumen: Os imóveis da cidade do Rio de Janeiro apresentaram uma grande valorização em um curto tempo. O objetivo deste trabalho é discutir os diversos elementos que geraram a grande valorização imobiliária na cidade do Rio de Janeiro recentemente e mensurar os principais motivos que geraram uma valorização ainda maior na favela, com foco nos Tabajaras/ Cabritos. O estudo pretende demonstrar que o novo momento marcado pela realização de Megaeventos na cidade e as formas de intervenção do governo em favelas, têm acarretado um aumento populacional nestes locais, além de uma grande valorização. É muito difícil obter dados específicos sobre favelas. Os dados disponíveis referem-se aos bairros, por isso a metodologia consiste em utilizar dados do FipeZap, índices econômicos do período, entrevista com moradores locais, além de leituras na internet e de trabalhos publicados. Os resultados apontam que a instalação da Unidade Pacificadora (UPP) na comunidade do Tabajaras/Cabritos foi o grande motivo para aumento populacional e a enorme valorização imobiliária no local.
Materia: Mercado imobiliário
Rio de Janeiro (RJ)
Política de segurança
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA
Unidade de producción: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-mar-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RVMartins.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.