Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5428
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Obtenção de parâmetros hidráulicos do aqüífero Emborê (norte fluminense) com base na variação piezométrica em poços tubulares
Autor(es)/Inventor(es): Mendes, Gustavo da Silva
Orientador: Silva Júnior, Gerson Cardoso da
Coorientador: Fernandes, Mónica Filipa Sousa
Resumo: O presente estudo foi realizado no litoral da região norte do estado do Rio de Janeiro. É uma área que vem sofrendo com a decorrente seca nos últimos anos, que vem afetando a população e a indústria, gerando problemas quanto ao acesso à água e que leva a população a procurar fontes alternativas desse recurso, acarretando no aumento do número de poços e no uso inadequado uso dos recursos hídricos. O Aquífero Emborê tem caráter confinado, formado por rochas sedimentares da Bacia de Campos, é considerado o maior manancial subterrâneo do estado, podendo ser uma solução para o abastecimento local. Deste modo, o conhecimento de suas propriedades é de grande importância, sendo a motivação desse trabalho. Dessa forma, neste trabalho, foram utilizados dados de monitoramento do nível piezométrico em cinco poços, que captam esse sistema aquífero, possibilitando a avaliação da influência de cargas externas (efeito maré). Utilizando um processo não convencional, com base nessa interferência, foi possível calcular a difusividade hidráulica a partir do tempo de retardo entre o nível da maré e o nível piezométrico nos poços, possibilitando compreender as influências de cargas externas nos poços de monitoramento e deste modo obter informações hidráulicas, avaliando a confiabilidade desta metodologia empregada, que ainda é pouco estudada.
Palavras-chave: Maré
Aquíferos confinados
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5428
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES, G.S.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.