Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5433
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Significantes vazios e cidades – empresa: a necessidade da marca para os lugares
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Krishna Naira de Sousa
Orientador: Pfeiffer, Cláudia Ribeiro
Resumo: Não é novidade que o interesse do capital não está voltado para atender às necessidades de todos os citadinos, e sim para sua acumulação e reprodução. Neste estudo, esta lógica será demonstrada a partir de dois conceitos-chave: O de Empresariamento Urbano e Significante Vazio. A partir destas apreciações, embasa-se e entende-se a denominação Cidade - Empresa, da qual para demonstrar como se tenta traduzir e difundir essa lógica na sociedade, usar-se-à dois conceitos em voga, o de Cidades Criativas e o de Cidades Inteligentes. Estas nomenclaturas tem sido uma marca que carrega consigo a construção e reconstrução do que se convencionou chamar de city marketing no mundo todo, incluso em algumas cidades brasileiras, como tentativa de inseri-las, de forma competitiva, nos espaços econômicos globais. Deste modo, acredita-se que, ficarão claros os interesses explícitos e implícitos do capital em sua atuação nas cidades, as parcelas (classes sociais) da sociedade que se beneficiam e as que são prejudicadas com este modelo de gestão.
Resumo : It is not new that the capital interest is not focused to attend the needs of all citizens. Actually, it is concerned about its accumulation and reproduction, only. In this study, this logic will be demonstrated from two key concepts: The Urban Entrepreneurship and Empty Signifier. Based on these assessments, it will understand the conception of City-Company, which to exemplify its practice it will be shown two concepts in vogue, the Creative Cities and the Smart Cities. These themes have been a brand that carries with it the construction and reconstruction of the so-called city marketing worldwide, included in some Brazilian cities as an attempt to insert them in a competitive way, in global economic spaces. In the way, it is believed that will clarify the explicit and implicit interests of capital in its operations in the cities, the portions (social classes) of society who benefit and those harmed by this management model.
Palavras-chave: Espaço urbano
Cidades
Marketing
Mercado imobiliário
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS ECONOMICOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional
Departamento: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Abr-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5433
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