Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5455
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização petrofísica e petrográfica de rochas reservatório e intrusivas associadas na formação Poti (Mississipiano, Bacia do Parnaíba)
Autor(es)/Inventor(es): Dutra, Henrique Picorelli Ladeira
Orientador: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Coorientador: Almeida, Cícera Neysi de
Resumo: O presente estudo tem como foco a análise da influência exercida por intrusões de diabásio nos parâmetros petrofísicos de rochas da Formação Poti, com base em 320,90 m de testemunho de sondagem perfilados no poço 1 UN-21-PI (Projeto Carvão da Bacia do Parnaíba, DNPM/CPRM) localizado na porção centro-sul da Bacia do Parnaíba. Visando estabelecer uma relação entre as rochas da Formação Poti e a influência de tais intrusões na sua caracterização como rochas reservatório, este trabalho objetiva a classificação do perfil do poço em diferentes eletrofácies, de acordo com suas características permoporosas. A partir da geração de pseudo-perfis derivados dos perfis originais de raios gama e resistividade e consequente análise, através do conceito de redes neurais, tornou-se possível a identificação e distinção de três eletrofácies no poço, denominadas Reservatório, Possível Reservatório e Não-reservatório. Paralelamente à análise do efeito das rochas intrusivas sobre o potencial reservatório de rochas da Formação Poti, foram realizadas análises geoquímicas dos diabásios presentes no poço, a fim de classificá-los como pertencentes à Formação Mosquito (Eojurássico) ou à Formação Sardinha (Eocretáceo).
Palavras-chave: Formação Poti
Bacia do Parnaíba
Rochas intrusivas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUTRA, H.P.L.pdf4.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.