Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5498
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sistema para auxílio no planejamento acadêmico de alunos através de visualizações e recomendações
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Igor Carvalho de Paiva
Menezes, Kaique Rodrigues
Pinto, Matheus Pinheiro
Orientador: Lopes, Giseli Rabello
Resumo: Desenvolvimento de um sistema para auxílio no planejamento acadêmico através da visualização dos dados de progresso no curso e recomendação de disciplinas para os alunos do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Inicialmente, foram realizadas pesquisas com professores orientadores acadêmicos e alunos, com o intuito de encontrar funcionalidades importantes para serem implementadas no sistema e entender quais características devem ser consideradas no momento da escolha da grade de disciplinas a serem cursadas. Em seguida, foram obtidos os dados dos alunos junto ao SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmico), para serem utilizados no sistema, com o consentimento da coordenação do curso. Estudando os dados e analisando o resultado das pesquisas, foi proposto um sistema de recomendação de disciplinas, aplicando os conceitos aprendidos durante a disciplina de Recuperação de Informação e com funcionalidades úteis para ambos, alunos e professores orienta- dores. No sistema, é possível acompanhar o progresso dos alunos, ver ranqueamento de disciplinas e receber recomendação de grades ao início do período. Por fim, o sistema foi apresentado e testado com alguns alunos e professores com a finalidade de obter avaliações e insumos para melhorias no futuro.
Palavras-chave: Sistemas de informação gerencial
Recuperação da informação
Sistemas de recomendação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Set-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICPFonseca.pdf889.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.