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http://hdl.handle.net/11422/5500
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Delgado, Carla A. D. M. | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Lucas Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T13:48:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:42Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5500 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Análise de comportamentos sociais em agentes de jogos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, João Carlos Pereira da | - |
dc.contributor.referee1 | Xexéo, Geraldo Bonorino | - |
dc.contributor.referee2 | Duboc, Ana Luiza C. L. | - |
dc.contributor.referee3 | Brito, Eduardo F. M. | - |
dc.description.resumo | Jogos Eletrônicos costumam utilizar técnicas da área de Inteligência Artificial para melhorar o comportamento de personagens não jogáveis (NPCs), entregando uma experiência mais realística ao usuário. Entretanto, este comportamento não costuma levar em consideração as interações entre personagens e jogadores. Por conta disto, foi desenvolvida uma nova abordagem para estes agentes, que se utiliza de um viés social, criando uma estratégia que não se baseia apenas em vencer todos os jogadores, mas também em analisá-los e decidir se eles são aliados ou adversários. Foram usados modelos de confiança e reputação em conjunto com técnicas de Inteligência Artificial para permitir este comportamento social. O resultado obtido manteve a competitividade dos agentes, e conseguiu criar uma nova experiência para o jogador. Este trabalho continua esta proposta, analisando o viés social construído, propondo mudanças no seu funcionamento, e fazendo uma análise de dados em cima de simulações com agentes e jogadores humanos para concluir se foi possível ou não melhorar seus resultados, e entender a opinião dos jogadores sobre estes agentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Analise_comportamento.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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