Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5500
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de comportamentos sociais em agentes de jogos
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Lucas Rodrigues
Orientador: Delgado, Carla A. D. M.
Coorientador: Silva, João Carlos Pereira da
Resumo: Jogos Eletrônicos costumam utilizar técnicas da área de Inteligência Artificial para melhorar o comportamento de personagens não jogáveis (NPCs), entregando uma experiência mais realística ao usuário. Entretanto, este comportamento não costuma levar em consideração as interações entre personagens e jogadores. Por conta disto, foi desenvolvida uma nova abordagem para estes agentes, que se utiliza de um viés social, criando uma estratégia que não se baseia apenas em vencer todos os jogadores, mas também em analisá-los e decidir se eles são aliados ou adversários. Foram usados modelos de confiança e reputação em conjunto com técnicas de Inteligência Artificial para permitir este comportamento social. O resultado obtido manteve a competitividade dos agentes, e conseguiu criar uma nova experiência para o jogador. Este trabalho continua esta proposta, analisando o viés social construído, propondo mudanças no seu funcionamento, e fazendo uma análise de dados em cima de simulações com agentes e jogadores humanos para concluir se foi possível ou não melhorar seus resultados, e entender a opinião dos jogadores sobre estes agentes.
Palavras-chave: Jogos
Aspectos sociais
Inteligência artificial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Set-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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