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http://hdl.handle.net/11422/5510
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fridman, Fania | - |
dc.contributor.author | Souto, Luiz Felipe Orofino | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T14:39:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5510 | - |
dc.description.abstract | The article aims to weave an analysis over the crisis of urban mobility in the city of Rio de Janeiro, tracing an overview of the immobility situation; the factors that led to the current conjucture and; the implementation of the BRT technology system in the city, a timely and satisfactory choice to mobility issues. The relevance of the choice of this problem arises from the fact that this is a physical (due to traffic congestion) and social barrier to access to basic rights of any individual, taking by means the circulation as a way of contemplating the right to the city, going through the appropiations, constructions and significations attributed to the city by it's individuals who make use of it through mobility in urban space. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura de transporte | pt_BR |
dc.title | A crise de mobilidade urbana no Rio de Janeiro e as perspectivas de mudança da conjuntura atual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo tecer uma análise acerca da crise de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, traçando um panorama geral da situação de imobilidade; os fatores que resultaram na conjuntura atual e; a implementação da tecnologia do sistema de BRT no município, uma opção oportuna e satisfatória às dificuldades de mobilidade. A relevância da escolha do problema em questão decorre do fato de este ser uma barreira física (em razão dos congestionamentos) e social ao acesso aos direitos básicos de qualquer indivíduo, tomando por princípio a circulação como meio de contemplação do Direito à cidade, perpassando as apropriações, construções e significações atribuídas a esta pelos indivíduos, que dela fazem uso através da mobilidade no espaço urbano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
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