Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5510
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dc.contributor.advisorFridman , Fania-
dc.contributor.authorSouto, Luiz Felipe Orofino-
dc.date.accessioned2018-10-30T14:39:50Z-
dc.date.available2018-11-01T03:00:15Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5510-
dc.description.abstractThe article aims to weave an analysis over the crisis of urban mobility in the city of Rio de Janeiro, tracing an overview of the immobility situation; the factors that led to the current conjucture and; the implementation of the BRT technology system in the city, a timely and satisfactory choice to mobility issues. The relevance of the choice of this problem arises from the fact that this is a physical (due to traffic congestion) and social barrier to access to basic rights of any individual, taking by means the circulation as a way of contemplating the right to the city, going through the appropiations, constructions and significations attributed to the city by it's individuals who make use of it through mobility in urban space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana (RJ)pt_BR
dc.subjectDireito à Cidadept_BR
dc.subjectInfraestrutura de transportept_BR
dc.titleA crise de mobilidade urbana no Rio de Janeiro e as perspectivas de mudança da conjuntura atualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo tecer uma análise acerca da crise de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, traçando um panorama geral da situação de imobilidade; os fatores que resultaram na conjuntura atual e; a implementação da tecnologia do sistema de BRT no município, uma opção oportuna e satisfatória às dificuldades de mobilidade. A relevância da escolha do problema em questão decorre do fato de este ser uma barreira física (em razão dos congestionamentos) e social ao acesso aos direitos básicos de qualquer indivíduo, tomando por princípio a circulação como meio de contemplação do Direito à cidade, perpassando as apropriações, construções e significações atribuídas a esta pelos indivíduos, que dela fazem uso através da mobilidade no espaço urbano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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