Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5515
Especie: Trabalho de conclusão de especialização
Título : Por que pisar na grama? Divagações a cerca de uma urbanidade em devir, sociabilidade e desconstrução do espaço público.
Autor(es)/Inventor(es): Paris Júnior, Ricardo Gellert
Tutor: Pechman, Robert Moses
Resumen: O trabalho trata de questões a cerca do processo de urbanização nas grandes capitais, com foco no Rio de Janeiro, e a condição da sociabilidade no espaço público. A partir de elementos de construção do ente público, como estigma, amizade, territorialidade e hospitalidade, traça-se um dialogo com o processo de urbanização, implementação de reformas urbanas e a condição da arquitetura contemporânea como decurso do enraizamento do movimento modernista na produção de espaços na cidade. O trabalho tem como ponto de partida cenas-discursos construídos por meio da livre apropriação de imagens que expõem a emergência da reflexão acerca da sociabilidade urbana.
Resumen: The paper deals with questions about the process of urbanization in the great capitals, focusing on Rio de Janeiro, and the condition of sociability in the public space. From the building elements of the public entity such as stigma, friendship, territoriality and hospitality, a dialogue with the process of urbanization, implementation of urban reforms and the condition of contemporary architecture as a course of the rooting of the modernist movement in the production of spaces in the city. The work has as its starting point scenes-discourses constructed through the free appropriation of images that expose the emergence of the reflection about urban sociability.
Materia: Hospitalidade
Reformas Urbanas (RJ)
Modernismo
Sociabilidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Unidade de producción: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-jun-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Política e Planejamento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RGParisJunior-min.pdf205.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.