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Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: De Iguassú a Duque de Caxias: o processo de urbanização do início do século XX ao final da década de 1970
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Thiago Coutinho
Advisor: Fridman, Fania
Abstract: Essa pesquisa busca analisar o processo de urbanização de Duque de Caxias. Para tal, recorremos a um recorte histórico que se estende do início do século XX, até o final da década de 1970. A pesquisa debruça-se em alguns fatores importantes, como a chegada das ferrovias, as obras de saneamento, a construção de vias de acesso entre Caxias e a cidade do Rio de Janeiro, a emancipação, a chegada dos migrantes e a proliferação dos loteamentos. Buscamos retratar como as intervenções promovidas pelo poder público alteraram a geografia e a ocupação do município. Através de uma intensa pesquisa bibliográfica e documental pudemos corroborar com a bibliografia referente à Baixada Fluminense, entendendo e contando como a proximidade com a capital federal teve fundamental importância para as transformações urbanas e o crescimento populacional. Passamos pela formação da cidade-dormitório até a origem de um subcentro dentro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A proximidade com o Rio de Janeiro e o fato de Caxias ter sido uma área de passagem de mercadorias que vinham do interior do país em direção a capital federal promoveu uma curiosa ocupação dos terrenos do município, tornando-a uma periferia da cidade do Rio de Janeiro, onde os trabalhadores das classes baixas acabaram fixando-se. Porém isso só foi possível devido às obras de saneamento e a chegada das ferrovias que facilitaram a ocupação da área e o crescimento do número de loteamentos.
Abstract: This research analyzes the process of urbanization in Duque de Caxias. To this end, we resort to a historical period that extends from the beginning of the twentieth century until the late 1970s. The research focuses on some important factors such as the arrival of the railroads, sanitation works, construction of access roads and the city of Caxias in Rio de Janeiro, emancipation, the arrival of migrants and the proliferation of subdivisions. We seek to portray as the interventions promoted by the government that changed the geography and occupation of the city. Through an extensive research for the literature and documents could corroborate the literature on the Lowlands, we understand and consider as the proximity of the federal capital which had a decisive importance for population growth and urban changes. We passed through the formation of the dormitory town until the formation of a sub-center within the metropolitan area of Rio de Janeiro. The proximity of the Rio de Janeiro and the fact Caxias was a transit area for goods coming from the interior toward the federal capital hosted a curious occupation of land in the city, making it an edge of the city of Rio de Janeiro where workers from the lower classes Just settling. But there that was only possible due to sewage works and the arrival of railroads which promoted the occupation of the area the growing number of subdivisions.
Keywords: Urbanização
Loteamento
Crescimento populacional
Duque de Caxias (RJ)
Nova Iguaçu (RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Mar-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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