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dc.contributor.advisorSantos Júnior , Orlando Alves dos-
dc.contributor.authorSouza, Renata Neder Farina de-
dc.date.accessioned2018-10-31T17:16:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:10Z-
dc.date.issued2012-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5561-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the limits and opportunities for people’s participation in decision-making spaces existent in Brazil and Guatemala. Both countries have advanced in establishing legal frameworks that rule people’s participation in urban development policies and city management. Collective spaces such as Councils were elected as the primary space for popular participation. We have then tried to identify how these Councils were regulated in the legal framework and what were the main challenges faced by people’s participation in practice. Brazil and Guatemala have different levels of political centralization, which result in different limits for participation and cities democratic management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipação popularpt_BR
dc.subjectGuatemalapt_BR
dc.subjectGestão da cidadept_BR
dc.subjectDescentralização políticapt_BR
dc.titleQuando participar é um direito: oportunidades e limites estabelecidos nos marcos legais da participação popular na Guatemala e no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar os limites e as oportunidades dos espaços de participação existentes no Brasil e na Guatemala. Ambos os países avançaram na construção de marcos legais que regulam a participação popular nas políticas de desenvolvimento urbano e gestão da cidade. Foram estabelecidos órgãos colegiados (Conselhos) como o espaço primordial para a participação popular. Buscamos então identificar como o funcionamento destes Conselhos estava previsto nos marcos legais e quais foram os desafios encontrados para a participação popular na prática. Brasil e Guatemala apresentam níveis de centralização política diferentes, o que leva a limites diferenciados para a participação e a gestão democrática da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Política e Planejamento Urbano

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