Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5566
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A observância dos requisitos contidos no pronunciamento técnico CPC 23 nas notas explicativas das maiores empresas brasileiras
Autor(es)/Inventor(es): Melo, Juliana Santos de
Orientador: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Resumo: Atualmente há discussões no que se refere à qualidade informacional das notas explicativas das empresas brasileiras. Essas notas precisam apresentar informações fidedignas, claras e objetivas para ajudar a tomada de decisão de seus usuários. A fim de observar se houve melhora na qualidade das notas explicativas após a adoção do CPC 23, que trata das políticas contábeis, mudança de estimativas e retificação de erro, foram coletados dados das maiores empresas brasileiras de acordo com a divulgação da Forbes em 2016. As notas explicativas foram reunidas a partir do site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Foi considerado os relatórios anuais de 2015. Após o estudo foi constatado que algumas empresas seguiram corretamente a orientação do CPC 23, enquanto outras apresentaram baixa qualidade informacional. Não fez parte do escopo deste trabalho científico as instituições financeiras que fazem parte do ranking da Forbes, porque há a possibilidade de não seguirem o CPC por serem regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Palavras-chave: CPC 23
Qualidade informacional
Notas explicativas
Políticas contábeis
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5566
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSMELO.pdf145,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.