Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5570
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os desafios enfrentados pelos profissionais contabilistas que atuam no mercado de seguros e resseguros: um estudo baseado na percepção sobre a interpretação do IFRS 17
Autor(es)/Inventor(es): Pinheiro, Luciano Anísio de Souza
Tutor: Marques, Alessandra de Lima
Resumen: A história do mercado segurador no Brasil tem início entre os anos de 1995 e 1996, com a permissão do direito de operarão das companhias estrangeiras no mercado nacional. Essa autorização ao mercado nacional dada às seguradoras estrangeiras iniciou um processo de convergência das tendências de globalização do mercado internacional no Brasil. Com o aquecimento do setor segurador e à abertura do mercado Ressegurador, ocorrida em 2011, destaca-se que até então existia apenas uma Resseguradora no Brasil, o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), cresce o número de novas seguradoras e novas operações dentro do mercado nacional e internacional. A partir desse contexto, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão Regulador do setor, aliados ao Conselho Federal de Contabilidade, desenvolvem um cenário altamente regulado e normatizado, a fim de garantir em primeiro lugar, a solvência das seguradoras (CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS, 2007). O setor de seguros no país é representado por aproximadamente 200 empresas, das quais quase 80% são empresas seguradoras, onde existem aproximadamente setenta mil corretores devidamente habilitados e registrados (BACEN, 2004). O mercado brasileiro apresenta também grande concentração, pois as oito maiores empresas representam mais de 50% do volume de prêmios emitidos concentrados nos ramos vida, autos e saúde. Os dados mais atualizados fornecidos pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (FENASEG), em sua pesquisa histórica sobre o setor, apontaram que no ano de 2016, o Brasil ocupava o 14º no ranking internacional do mercado de seguros, considerando todos os ramos. Os valores de prêmio emitido, naquele momento apresentava aumento, a partir de uma arrecadação de aproximadamente US$ 12 bilhões de dólares em 1995 para aproximados, US$ 69bilhões de dólares em 2015, mantendo sempre a vertente de crescimento.
Materia: Mercado segurador
Companhias estrangeiras
Mercado nacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LASPINHEIRO.pdf155.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.