Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/5580
Tipo: | Dissertação |
Título: | A natureza arquitetônica das obras de Sérgio Camargo |
Autor(es)/Inventor(es): | Cunha, Eileen de Mello Fernandes |
Orientador: | Ferreira, Gloria |
Coorientador: | Távora, Maria Luiza Luz |
Resumo: | Esta pesquisa buscou explicitar a qualidade arquitetural na obra de Sérgio Camargo. A ‘natureza arquitetônica’ ou qualidade arquitetural, reside na referência que as obras em questão fazem à arquitetura. Estas estão ligadas à fase dos relevos pela investigação que Camargo promove entre a relação do volume com o plano e a da forma com a matéria. Percebemos que tratava-se de uma passagem, ou seja, uma espécie de entreato entre os relevos – fase mais conhecida do artista – e as ’baleias’, fase final de sua obra. Essa passagem mostrou-se essencial para uma melhor compreensão dos relevos, pois evidencia claramente como o conjunto da obra abstrata de Camargo tem na sua base a pesquisa da relação entre o volume e o plano. Tornou-se necessário, também, desvendar o porquê da insistência na manutenção das bases em alguns trabalhos e qual a ligação deste fato com a natureza arquitetônica. O recorte desta dissertação se estende de meados da década de 60 até os anos 80. Outro objetivo de nossa pesquisa foi estabelecer, para o conjunto da obra deste artista singular – presente em vários museus no Brasil e no exterior – a importância de seu contato com artistas como Brancusi, Vantongerloo, Arp e com as tendências contemporâneas. Verificamos, ainda, como se deu a relação de Camargo com o Concretismo e o Neoconcretismo brasileiros. Do ponto de vista teórico, esta dissertação procurou sustentação na fenomenologia de Gaston Bachelard. |
Resumo: | This research has sought to explicit the architectural quality in the work of Sérgio Camargo. The ‘architectonic nature’, or architectural quality, lies in the reference of the works in question to architecture. These works are connected with the phase of the reliefs via the investigation that Camargo undertakes of the relationship between volume and plane and between shape and matter. We have realized that we were dealing with a passage, that is, a kind of of entr’acte between the reliefs – the artist’s best known phase – and the ’whales’, the final phase of his work. This passage has proved essential for a better comprehension of the reliefs, as it clearly evidences how the entirety of Camargo’s abstract work has, at its base, an investigation into the relationship between volume and plane. It has also become necessary to unveil the reason for his insistence on keeping bases in some works and the connection between this fact and the architectonic nature.The part of the work selected for this dissertation goes from the mid 60’s through the 80’s. Another objective of our research was to establish, for the whole of the work of this unique artist – present in several museums in Brazil and abroad – the importance of his getting acquainted with artists such as Brancusi, Vantongerloo, Arp and with contemporary trends. We have also verified how the relationship between Camargo and the Brazilian Concrete and Neo-concrete movements was established. From a theoretical point-of-view, this dissertation has sought grounds in the phenomenology of Gaston Bachelard. |
Palavras-chave: | Arte concreta Escultura |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-1997 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
455883.pdf | 16.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.