Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5587
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A utilização do shadow e do silent report como instrumentos de evidenciação das informações socioambientais: o caso da barragem da Samarco S.A. em mariana (MG)
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Igor Teixeira de
Orientador: Marques, Alessandra de Lima
Resumo: O relatório sombra(shadow report) e o relatório silencioso(silent report) são dois instrumentos sugeridos para a melhoria da divulgação das informações socioambientais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a partir do shadow e silent reports as informações socioambientais divulgadas pela Fundação Renova, no período de Janeiro/2017 até Maio/2018, sobre o rompimento da barragem de Mariana(MG). Neste estudo, foram coletados e analisados os seguintes dados para a construção dos relatórios: os efeitos na qualidade da água;os impactos nas áreas de preservação permanente(APP),os desdobramentos sobre a ictiofauna e as consequências econômicas. Os achados da pesquisa revelaram que existe uma tendência de divulgação socioambiental de informações de caráter positivo. As informações sobre economia, são todas relacionadas as iniciativas tomadas para fomentar o desenvolvimento dos municípios atingidos. Os dados sobre a qualidade da água demonstram que a Fundação nega as informações veiculadas pela mídia, sobre as condições das águas do Rio Doce. As notícias divulgadas da recuperação das áreas de preservação permanente, trazem a informação de que no começo de 2016, os níveis de contaminantes voltaram a situação anterior ao rompimento da barragem, como mostra o relatório de Março/2017 do IGAM. Com relação a ictiofauna, não se obteve dado nenhum pelos canais da Fundação.
Palavras-chave: Relatório silencioso
Evidenciação ambiental
Relatório sombra
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5587
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITSOUSA.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.