Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFeijó, Mário-
dc.contributor.authorNeres, Gregory Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-23T18:03:18Z-
dc.date.available2016-06-25T03:00:14Z-
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.citationNERES, Gregory Oliveira. As adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da editora abril. 2014. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/558-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptação (Literatura)pt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEditora abrilpt_BR
dc.titleAs adaptações literárias de clássicos para jovens leitores: o caso da Editora Abrilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Amaury Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, William Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de estudar as adaptações literárias de clássicos para jovens leitores, levando em consideração a sua importância para a formação de leitores. Observa-se uma recorrente transcendência de linguagens e adaptações das mesmas aos diferentes públicos e mídias (impressa para audiovisual e vice-versa, por exemplo), revelando a importância da busca pela compreensão do processo de produção dessas adaptações a respeito das suas linguagens e respectiva apresentação editorial. Neste processo, o leitor exerce um grande papel de influência na concepção do produto final do livro, bem como as suas adaptações, motivo pelo qual também é objeto de estudo neste trabalho. Este trabalho realiza um estudo de caso comparativo entre as coleções Clássicos da Literatura Juvenil, lançada entre 1971 e 1973 em cinquenta volumes pela Editora Abril, e O Prazer da Leitura, lançada pela mesma editora em 2012. Obras adaptadas de ambas as coleções, totalizando dois volumes – O último dos moicanos e Beleza Negra –, serão comparadas a fim de estudar as características que diferenciam as antigas edições das mais recentes. O atual trabalho busca entender o processo de adaptação e ampliar as suas possibilidades de discussão, levando em consideração a sociedade contemporânea em que se tem intensificado os atos efêmeros e a instantaneidade das sensações, os quais podem provocar o desestímulo à leitura. Esta, por sua vez, desempenha sua função a fim de formar cidadãos críticos e capazes de viver coletivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GNeres.pdf864,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.