Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5592
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Contribuição ao conhecimento da dinâmica deposicional da porção distal do complexo de Lobos Almirante Câmara (Bacia de Campos), com base em Foraminíferos Planctônicos
Autor(es)/Inventor(es): Simões, Marcella de Queiroz Varella
Orientador: Rios Netto, Aristóteles de Moraes
Coorientador: Brito, Daniela Santos Machado
Coorientador: Alves, Thamara Daniel
Resumo: O Sistema Almirante Câmara, composto por cânion, complexo de canais e complexo de lobos, está localizado na porção nordeste da Bacia de Campos, a qual é considerada a maior província petrolífera do Brasil. Para contribuir para um maior entendimento da dinâmica de deposição do Complexo de Lobos Almirante Câmara, foi realizada análise bioestratigráfica de três testemunhos a pistão (LAC-15, LAC-17 e LAC-21). Os testemunhos a pistão foram coletados em águas profundas (aprox. 2300 m) na Bacia de Campos e contêm pacotes arenosos, os quais foram correlacionados a variações do nível do mar no Quaternário final. Foram processadas um total de 36 amostras, utilizando solução de Calgon (NaPO3 + NaCO3) como desfloculante e lavadas sob água corrente através de peneira com malha 0,063 mm. Após a preparação das amostras, as mesmas passaram por triagem e análise sob estereomicroscópio, nas frações 0,125 - 0,250 mm e > 0,250 mm. Foraminíferos planctônicos foram analisados com o objetivo de, através da frequência relativa de alguns táxons, identificar biozonas e a idade dos sedimentos presentes. Obteve-se, como resultado da análise das amostras, o reconhecimento das biozonas Z e X no LAC-15, biozonas Y e X no LAC-17 e biozonas Z e Y no LAC-21. Pela correlação das biozonas e testemunhos, concluiu-se que todos os pacotes arenosos dos testemunhos a pistão pertencem à Biozona Y (Subzona Y1, de idade pleistocênica final), e tiveram sua deposição no Último Máximo Glacial (UGM).
Palavras-chave: Foraminíferos plactônicos
Quaternário
Bioestratigrafia
Bacia de Campos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMÕES, M.Q.V.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.