Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5595
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo sobre a similaridade dos conteúdos de TI/SI constantes nos currículos de cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do município do Rio de Janeiro em relação aos tópicos de TI/SI do currículo da ONU/UNCTAD/ISAR de 2011
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Gabriela da Silva
Orientador: Gomes, Monica Zaidan
Resumo: Com os desafios trazidos por uma economia mais globalizada e com mais recursos tecnológicos, o profissional de contabilidade necessita ser dotado de qualificações, como conhecimentos em TI/SI, que o capacitem para atuar em um mercado de economia mundial. A preocupação com a capacitação dos profissionais da contabilidade levou organismos internacionais a buscarem uma harmonização das grades curriculares de diferentes países. A UNCTAD, órgão da ONU, elaborou uma proposta de Currículo Modelo (CM) desde 1999 com o intuito de suavizar as diferenças entre os vários sistemas de ensino nacionais. Essa pesquisa teve como objetivo investigar o grau de similaridade dos conteúdos sobre Tecnologia (TI)/Sistemas de Informação (SI) das grades curriculares dos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas e privadas do município do Rio de Janeiro com os tópicos de TI/SI listados no CM vigente (UNCTAD, 2011). A pesquisa foi classificada quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos utilizados foi classificada como bibliográfica e documental e quanto à abordagem foi classificada como de caráter qualitativo. A amostra foi composta pelas seguintes IES: Faculdade do Rio de Janeiro (UNIESP), Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas (FCCAE), Faculdade Gama e Souza (FGS), Faculdade Machado de Assis (FAMA), Faculdade Moraes Júnior (FMJ - MACKENZIE RIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta pesquisa analisou todos os tópicos constantes do bloco específico de TI/SI no CM e para a realização do cálculo de similaridade foi atribuído “1” aos tópicos encontrados nas disciplinas das grades curriculares das IES pesquisadas e “0” para os tópicos que não constavam nos das ementas analisadas. Os resultados obtidos demonstraram um grau de similaridade de 19,64% entre as grades curriculares e o CM no que tange o conteúdo relacionado a TI/SI. Esse resultado é coerente com outros trabalhos, tais como, o estudo de Lay et al. (2016) que apontou um grau de similaridade de apenas 0,4% das grades curriculares dos cursos de graduação de Contabilidade das 16 IES catarinenses pesquisadas aos tópicos específicos do bloco de TI do CM.
Palavras-chave: Ciências contábeis
Currículo Mundial
Tecnologia da informação
Sistema de informação
Grade curricular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5595
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSPEREIRA.pdf494,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.