Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5623
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do debate sobre sustentabilidade nos dias atuais
Autor(es)/Inventor(es): Anciães, Janderson de Carvalho
Orientador: Santos, Ruthberg dos
Resumo: O tema sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores, da indústria e do varejo. A relevância deste item no processo decisório de compra é cada vez maior e as empresas estão atentas a esse movimento. Para tanto, a criação de programas organizacionais sustentáveis são vistas hoje como estratégicas e que proporcionam diferenciais competitivos para os varejistas/indústria. Um estudo de caso (Coca-Cola Company) foi analisado para servir de amostragem sobre esta tendência. Além disso, outro tema altamente debatido atualmente é a agressão causada pelo material PET ao meio ambiente. Fato este que foi um dos motivadores do programa da Coca-Cola. Neste presente trabalho, discutimos os principais pontos sobre sustentabilidade, o programa da Coca-Cola e os benefícios e malefícios causados pela garrafa PET. Por fim, levantamos a importância de um trabalho planejado entre a indústria e o varejo, já que, em alguns momentos, o tema sustentabilidade pode causar conflitos entre os dois segmentos, como por exemplo, no caso da logística reversa das garrafas de vidro Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de investigar a percepção do consumidor em relação a produtos sustentáveis. Para o alcance deste objetivo, foram feitas revisões da literatura sobre o tema, um estudo de caso sobre a CocaCola e a atitude do consumidor frente aos produtos com esta preocupação. A pesquisa de campo foi realizada através de um survey, ou levantamento, com uso de questionário auto-administrado e a amostra foi composta por 60 pessoas, de ambos os sexos e provenientes do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos indicam que os respondentes são sensíveis a programas sustentáveis, principalmente nos produtos que o diferencial da marca é menos aguçado. Assim, a partir da análise dos resultados obtidos conclui-se que o tema deve ser melhor propagado pelas empresas, já que atualmente trata-se de um diferencial competitivo e, a tendência é que cada vez mais, seja uma premissa para os consumidores escolherem por determinado produto.
Palavras-chave: Varejo
Sustentabilidade
Produtos sustentáveis
Comportamento do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5623
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Janderson Anciães - DRE 105049610.pdf354,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.