Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5628
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Vulnerabilidade ao estresse no trabalho em estudantes de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Benvenuto, Caroline Silva de Castro
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: A pesquisa realizada com os alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ teve por objetivo a identificação dos principais fatores organizacionais associados ao estresse profissional, nas suas atividades de estágio ou trabalho, bem como, se homens e mulheres são afetados da mesma forma pelo estresse. A investigação sobre o estresse foi desenvolvida com a aplicação da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho: EVENT. O instrumento de pesquisa teve como finalidade a identificação da vulnerabilidade ao estresse na amostra de estudantes que desempenhavam atividades relacionadas às áreas de Recursos Humanos, Finanças, Marketing, Logística e Administração Estratégica, assim como os fatores que mais contribuíram para essa vulnerabilidade ao estresse e se as mulheres estão mais sujeitas ao estresse que os homens. Neste estudo foram identificados 12 estudantes com sintomas de estresse, dentre os 32 participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que 8,33% dos estudantes com estresse eram da área de Recursos Humanos, 16,67% eram da área de Finanças, 33,33 % eram da área de Marketing, 0 % era da área de Logística, 41,67% eram da área de Administração Estratégica, e que 33,33 % eram do sexo feminino e 66,67 % eram do sexo masculino. A análise do conteúdo informacional reportada pelos estudantes participantes do estudo destacou o fator “clima e funcionamento organizacional”, como um dos principais fatores associados ao estresse profissional.
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Estresse no trabalho
Curso Administração - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5628
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Caroline - revisão 14-12-2009.pdf346,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.