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dc.contributor.advisorBerner, Vanessa Oliveira Batista-
dc.contributor.authorCandido, Manuela Gomes Silva-
dc.date.accessioned2018-11-07T14:32:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:11Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationCANDIDO, Manuela Gomes Silva. A arte e a educação como processos culturais: uma luta por direitos humanos no Complexo da Maré. 2018. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5643-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComplexo da Maré (Rio de Janeiro, Brasil)pt_BR
dc.subjectDerechos humanospt_BR
dc.subjectMediación culturalpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.titleA arte e a educação como processos culturais: uma luta por direitos humanos no Complexo da Marépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452471636248504pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Cassol, Paula Dürks-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854601205533613pt_BR
dc.description.resumoDiante da pouca efetividade da noção tradicional dos direitos humanos e da necessidade de repensá-los, nesta pesquisa pretendo abordar uma nova perspectiva sobre esses direitos, apresentando a teórica crítica de Joaquín Herrera Flores, que enxerga os direitos humanos como resultados sempre provisórios de processos culturais de luta por dignidade. Por meio das teorias de Terry Eagleton, Stuart Hall e Herrera, demonstrarei como as ideias hegemônicas de cultura funcionam como meio de dominação para manter as estruturas vigentes. No entanto, é possível reagir, criar, transgredir, ressiginificar e transformar aquilo que é imposto. Neste trabalho, discorrerei sobre como podemos fazer isso por meio da arte e da educação ensinada por Paulo Freire. Abordarei ainda, a questão da educação no contexto específico do ensino jurídico, atentando para a necessidade de uma reformulação, como propõe Roberto Lyra Filho. Para tanto, irei relatar a minha experiência no projeto de extensão “A Arte e a Luta por Direitos Humanos no Complexo da Maré”, que tem como objetivo promover debates sobre direitos humanos com jovens da Maré, por meio de produções artísticas, e utilizando a pedagogia de Freire. A partir desse relato, pretendo demonstrar como as ideias abordadas nesta monografia foram trabalhadas e construídas na prática e como minha vivência como extensionista foi importante para a minha formação crítica na Faculdade de Direito da UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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