Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5674
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo da conversão de CO2 a dimetilcarbonato e dietilcarbonato utilizando catalisadores de CeO2Al2O3 e supressores químicos de água
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Nádila Maria Corrêa da Cunha Esteves
Orientador: Miranda, Jussara Lopes de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a conversão de CO2 a dimetilcarbonato e dietilcarbonato utilizando catalisador 30% em massa CeO2-Al2O3, na presença dos supressores químicos de água trimetilfosfato (TMP) e 2,2-dimetóxipropano (DMP), nos tempos reacionais de 3, 24 e 72 horas. Os produtos obtidos na fase líquida foram analisados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, enquanto o catalisador foi submetido a análises de espectroscopia de absorção na região do infravermelho médio e difração de raios x, antes e após os testes catalíticos, para averiguar como a estrutura cristalina do catalisador se comportou. Os teores de conversão a dimetilcarbonato em relação ao metanol foram de 0,22%, 0,36% ,0,57 % e 0,58%, nos tempos de 24 e 72 horas respectivamente. A conversão a dietilcarbonato em relação ao etanol nos mesmos tempos citados foram de 1,20%, 0,63%, 0,93% e 0,90%. O catalisador utilizado CeO2-Al2O3 não apresentou alterações na sua estrutura analisada após os testes catalíticos com metanol e/ou etanol com o supressor 2,2-dimetóxipropano. No entanto, constatou-se que o uso do supressor trimetilfosfato acarretou a formação de contaminantes oriundos, provavelmente, da sua reação com os metais do reator, com a formação de fosfato de níquel. Deste modo, o catalisador CeO2-Al2O3 quando utilizado com o supressor 2,2dimetóxipropano pode ser regenerado e empregado em outras reações de conversão. Contudo, é necessário investigar melhores condições reacionais para um aumento no teor de conversão.
Palavras-chave: Catalisador
Gás Carbônico
Dimetilcarbonato
Dietilcarbonato
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Mai-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nádila Maria Corrêa Da Cunha Esteves Alves.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.