Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/574
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cinquenta tons na sala precisa - o papel e as motivações do fã na sociedade em rede
Author(s)/Inventor(s): Santos, Beatriz D’Oliveira
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Esse trabalho pretende analisar o fenômeno das fanfictions (ficção de fã, história de fã) que já se consagraram como consequência do sucesso de um livro, um filme ou uma série. Essas histórias, que chegam a embaçar a linha entre leitor-autor, são uma manifestação exemplar da era da transmídia e da liberdade de publicação concedida pela internet. Pretende-se problematizar a fanfiction enquanto modo de expressão do leitor e do consumidor atual, bem como pontuar as lacunas que essas histórias preenchem na educação e no entretenimento dos jovens contemporâneos. Usando como base teórica os estudos de Henry Jenkins e Pierre Lévy, entre outros, irá se buscar entender um pouco da história do surgimento das fanfics; os leitores-autores que são, a um só tempo, os produtores e consumidores dessas histórias; e as diversas transformações a que estão sujeitas as fanfictions nessa era de transmidiação.
Keywords: Fanfiction
Transmídia
Sociedade em rede
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Aug-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Beatriz D’Oliveira. Cinquenta tons na sala precisa - o papel e as motivações do fã na sociedade em rede. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/574
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSantos.pdf508,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.