Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5761
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento de método quantitativo por análise de imagens para determinação de aminas terciárias com base em ensaios de feigl
Autor(es)/Inventor(es): Mesquita, Marcos Vinicius Miranda
Orientador: Costa Neto, Claudio
Coorientador: Montalvão, Vinicius Tadeu Kartnaller
Resumo: Os ensaios de Feigl, mais conhecidos como spot tests, se apresentam como uma ótima ferramenta química na análise funcional de moléculas orgânicas. Um dos ensaios citados por Feigl para a identificação de aminas terciárias consiste na reação entre essa classe de substâncias com solução de ácido cítrico 2% em anidrido acético (reagente de Palumbo), que gera um produto de coloração vermelha/violeta. Há vários métodos quantitativos para a determinação de aminas terciárias, com uso de técnicas como espectrometria na região do ultravioleta-visível, fluorescência, potenciometria etc. Este trabalho de conclusão de curso objetiva o desenvolvimento de um método quantitativo para a determinação de aminas terciárias (trietilamina, piridina e N,N-dimetilanilina), a partir da reação citada por Feigl, com o uso da técnica de análise de imagens em tempo real, que se fundamenta na medida das componentes vermelho, verde e azul (RGB) de uma imagem, cujo sensor é uma webcam. Foi desenvolvido um equipamento protótipo para a realização das análises. Foram avaliados diversos parâmetros que constituem a validação de um método analítico, ou seja, para verificar se o método desenvolvido serve para o fim a que se destina, como sensibilidade, precisão, linearidade, exatidão, seletividade etc. O método desenvolvido, de forma geral, atendeu todos essas parâmetros de forma satisfatória. Além disso, foi comparada a exatidão entre análise de imagens e espectrometria UV-vis para a determinação de amostras contendo N,Ndimetilanilina. A primeira técnica, relativamente mais acessível e rápida, apresentou os melhores resultados em termos de exatidão. Foram caracterizados, por espectrometria UV-vis, os produtos obtidos a partir da reação das aminas terciárias com o reagente de Palumbo, além do reagente quando este está recém-preparado ou com mais de 100 dias de estoque. Espera-se que o método desenvolvido neste trabalho possa ser utilizado em disciplinas de análise orgânica e/ou afins, e que seja aprimorado para aplicação em estudos de poluição ambiental, na determinação de alguns alcaloides etc.
Palavras-chave: Ensaios de Feigl
Aminas terciárias
Spot tests
Moléculas orgânicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Vinicius Miranda Mesquita.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.