Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorResende, Andréia-
dc.contributor.authorSoares, Daniele Sousa-
dc.date.accessioned2016-06-24T18:32:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:35Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.citationSOARES, Daniele Sousa. Massageando Almas: uma visão holística da produção editorial. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/577-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectPreparação de originaispt_BR
dc.subjectEditoraçãopt_BR
dc.titleMassageando almas: uma visão holística da produção editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Carolina Souza de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502040908463789pt_BR
dc.contributor.referee2Federman, Jonas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5503305627243715pt_BR
dc.description.resumoO mercado editorial avança de forma constante. Ações de marketing inovadoras e formatos diferenciados de livros, revistas e jornais são apresentados a leitores de todas as gerações, junto ao intenso progresso tecnológico vivenciado pelo mundo. Mesmo diante desta convergência de tecnologia e meios de comunicação, o livro impresso mantém sua posição. Dentro deste contexto, apresentamos o relatório da produção do livro Massageando Almas, da autora Queila Torres, detalhando cada processo envolvido, o que resulta numa visão holística da produção editorial, principal objetivo do curso. Na preparação de originais, o estilo de escrita é detectado, a delimitação do assunto, do gênero literário e do tipo de mensagem que o autor quer reproduzir. Logo, o planejamento gráfico se inicia: as escolhas principais, como o formato do livro, tipografia, esquema de cores e de impressão, devem ser criteriosas e “certeiras” – o casamento destas escolhas é o que proporciona a devida experiência de leitura. No planejamento de marketing, um panorama das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças encontradas é traçado, a fim de desenvolver um plano de ação na divulgação do livro. Obviamente, durante o processo encontramos dificuldades, pontos fortes e pontos de melhoria. Nesta visão geral da produção do livro, entendemos que a concentração das atividades dificulta mais ainda o processo: quando são divididas, o trabalho se torna mais fácil de executar. Em contrapartida, propusemos um fluxo contínuo e conjunto dos setores, para que a comunicação entre eles seja efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSoares.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.