Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5780
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desenvolvimento de biossensor microbiano de metal pesado utilizando Saccharomyces cerevisiae como modelo de estudo
Autor(es)/Inventor(es): Grilo, Vinícius Simas
Tutor: Eleuthério, Elis Cristina Araújo
Tutor : Neves, Bianca Cruz
Resumen: As técnicas analíticas convencionais para detecção de metais pesados, como espectrometria de absorção atômica, são precisas, porém possuem um custo elevado e necessitam de certa capacitação para serem utilizadas. Biossensores microbianos possuem uma série de vantagens frente à técnicas convencionais como especificidade, baixo custo, portabilidade, vida útil mais longa, maior tolerância a variações de pH e temperatura, além de serem mais baratos que enzimas e anticorpos. Neste estudo, utilizando a levedura S. cerevisiae como modelo, foi verificado o potencial biossensor de uma linhagem mutante dessa levedura baseado no promotor PvSR2 (Stress-Related gene number 2 de Phaseolus vulgaris), que responde especificamente a vários metais pesados, entre eles cádmio e mercúrio. Para a construção de tal biossensor, foram utilizados vetores plasmidiais com dois genes repórteres, lacZ e GFP, sob regulação do promotor PvSR2 , onde estes foram transformados em S. cerevisiae BY4741, gerando duas linhagens mutantes. Para avaliar a capacidade de resposta das leveduras recombinantes à presença de metais pesado, tais células foram expostas a concentrações crescentes de Cd2+ e posteriormente avaliada a atividade β-galactosidase e a fluorescência nas mutantes contendo os genes repórteres lacZ e GFP, respectivamente.
Materia: Biossensor
Cádmio
Saccharomyces cerevisiae
Detecção de metais pesados
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VSGrilo.pdf973 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.