Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSovik, Liv Rebecca-
dc.contributor.authorFrancklin, Paula Fernandes Drummond-
dc.date.accessioned2016-06-24T18:37:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:26Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.citationFRANCLIN, Paula F. D. O protagonismo da mulher na literatura erótica contemporânea. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/578-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura eróticapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.titleO protagonismo da mulher na literatura erótica contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Leonor Werneck dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.description.resumoA literatura erótica é historicamente relacionada ao homem, mas hoje é vista uma mudança nesse panorama, iniciada na década de 2010: a mulher passou a ser protagonista desse gênero, sendo a autora, a leitora, a voz da narração, a protagonista e o público-alvo. À luz desse fato, pensando as relações da mulher com a literatura, este trabalho se propõe a entender os paralelos entre a literatura erótica contemporânea e o romance, além da influência exercida pelos contos de fadas nesses dois gêneros. A pesquisa busca investigar o território cultural e econômico em que a literatura erótica contemporânea está inserida, o que é essa literatura, suas principais características, particularidades de edição e seu principal expoente e fenômeno editorial, Cinquenta tons de cinza, de E L James, autopublicado online em 2011 e em papel e e-book em 2012 (com edições físicas e digitais lançadas no Brasil no mesmo ano). Por último, discute as semelhanças e diferenças entre a literatura erótica e o romance, contrastando teoria com exemplos práticos retirados de Cinquenta tons de cinza e relacionando-os também aos contos de fadas, especialmente ao conto A Bela e a Fera, de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFrancklin.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.