Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/578
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O protagonismo da mulher na literatura erótica contemporânea
Autor(es)/Inventor(es): Francklin, Paula Fernandes Drummond
Orientador: Sovik, Liv Rebecca
Resumo: A literatura erótica é historicamente relacionada ao homem, mas hoje é vista uma mudança nesse panorama, iniciada na década de 2010: a mulher passou a ser protagonista desse gênero, sendo a autora, a leitora, a voz da narração, a protagonista e o público-alvo. À luz desse fato, pensando as relações da mulher com a literatura, este trabalho se propõe a entender os paralelos entre a literatura erótica contemporânea e o romance, além da influência exercida pelos contos de fadas nesses dois gêneros. A pesquisa busca investigar o território cultural e econômico em que a literatura erótica contemporânea está inserida, o que é essa literatura, suas principais características, particularidades de edição e seu principal expoente e fenômeno editorial, Cinquenta tons de cinza, de E L James, autopublicado online em 2011 e em papel e e-book em 2012 (com edições físicas e digitais lançadas no Brasil no mesmo ano). Por último, discute as semelhanças e diferenças entre a literatura erótica e o romance, contrastando teoria com exemplos práticos retirados de Cinquenta tons de cinza e relacionando-os também aos contos de fadas, especialmente ao conto A Bela e a Fera, de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont.
Palavras-chave: Literatura erótica
Romance
Protagonismo feminino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FRANCLIN, Paula F. D. O protagonismo da mulher na literatura erótica contemporânea. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Produção editorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFrancklin.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.