Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5844
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Novas agendas jornalísticas: uma investigação sobre o caso Amarildo
Autor(es)/Inventor(es): Resende, Leandro Fernandes de Barros
Orientador: Paiva, Raquel
Resumo: Propõe uma investigação, de um ponto de vista sociológico e jornalístico, sobre o caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo Dias de Souza, em julho de 2013. Por ter ocorrido num contexto e local específicos, o referido episódio mobilizou uma série de discursos das autoridades e alternativas diversas para buscar a elucidação de seu paradeiro. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o que esteve e está em ogo quando se fala neste desaparecimento, e de que forma podemos usá-lo para refletir sobre o atual cenário da comunicação. Para isso, a estratégia utilizada foi a de apresentar uma “cronologia” do caso para na sequência, demonstrar uma forma possível de compreensão da atividade jornalística e de suas fronteiras cada vez menos definidas entre emissor e receptor a partir do caso Amarildo. Para ambos os fins, foram usadas e discutidas aqui as reportagens publicadas no jornal O Dia entre julho e outubro de 2013. Para auxiliar a análise, o trabalho é permeado por entrevistas com o delegado Orlando Zaccone e o editor-executivo do periódico, Alexandre Medeiros.
Palavras-chave: Investigação
Agenda setting
Violência policial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jun-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RESENDE, Leandro Fernandes de Barros. Novas agendas jornalísticas: uma investigação sobre o caso Amarildo. 2014. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LResende.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.