Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5846
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dc.contributor.advisorRibeiro, Vinícios Kabral-
dc.contributor.authorCabral, Beatrice de Andrade-
dc.date.accessioned2018-11-26T16:49:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCABRAL, Beatrice de Andrade. Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5846-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFalsificaçãopt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.subjectDetecçãopt_BR
dc.subjectMeegeren, Han Vanpt_BR
dc.titleFalsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3808463346007921pt_BR
dc.description.resumoDefende a ideia de que a falsificação também pode ser uma forma de arte, assim como os falsificadores são artistas. Tendo em vista que arte não é algo que possa ser definido e que muitas vezes, ela está no conceito e não no objeto de arte em si, é proposto aqui um debate e uma análise no âmbito que diz respeito exclusivamente ao talento, simples e puramente do falsário. Trazendo questões sobre o funcionamento do mercado de arte, o leitor poderá ver como o mesmo é afetado quando este tipo de caso vem à tona. Além disso, é mostrado como se identificar uma obra autêntica de uma falsa utilizando os testes científicos combinados com as avaliações de especialistas no ramo. De forma alguma o crime é defendido neste trabalho, mas sim o fato de que essas pessoas são verdadeiros artistas. Para exemplificar essa ideia, é apresentada a história de Han Van Meegeren, um dos maiores falsificadores de todos os tempos, além de outros casos reais atuais. É válido citar também, a abordagem feita sobre as leis brasileiras que agem no combate à falsificação e a ainda fragilidade e ‘omissão’ com relação a esta categoria de crime. Por fim, ficam questionamentos, ideias e até mesmo insatisfações que serão compartilhadas a fim de gerar uma maior reflexão sobre o assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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