Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5846
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Beatrice de Andrade
Orientador: Ribeiro, Vinícios Kabral
Resumo: Defende a ideia de que a falsificação também pode ser uma forma de arte, assim como os falsificadores são artistas. Tendo em vista que arte não é algo que possa ser definido e que muitas vezes, ela está no conceito e não no objeto de arte em si, é proposto aqui um debate e uma análise no âmbito que diz respeito exclusivamente ao talento, simples e puramente do falsário. Trazendo questões sobre o funcionamento do mercado de arte, o leitor poderá ver como o mesmo é afetado quando este tipo de caso vem à tona. Além disso, é mostrado como se identificar uma obra autêntica de uma falsa utilizando os testes científicos combinados com as avaliações de especialistas no ramo. De forma alguma o crime é defendido neste trabalho, mas sim o fato de que essas pessoas são verdadeiros artistas. Para exemplificar essa ideia, é apresentada a história de Han Van Meegeren, um dos maiores falsificadores de todos os tempos, além de outros casos reais atuais. É válido citar também, a abordagem feita sobre as leis brasileiras que agem no combate à falsificação e a ainda fragilidade e ‘omissão’ com relação a esta categoria de crime. Por fim, ficam questionamentos, ideias e até mesmo insatisfações que serão compartilhadas a fim de gerar uma maior reflexão sobre o assunto.
Palavras-chave: Falsificação
Obra de arte
Detecção
Meegeren, Han Van
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CABRAL, Beatrice de Andrade. Falsificação como arte: uma abordagem de Han Van Meegeren até os dias atuais. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCabral.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.