Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5847
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Notícias embargadas: um estudo de caso do impacto dos periódicos científicos Science e Nature na produção do jornalismo brasileiro online sobre ciência
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Sofia Luisa Moutinho de
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Verifica o impacto do uso do sistema de embargo dos periódicos científicos na produção e na cobertura do jornalismo científico on-line no Brasil. Para tal, é feita uma análise de conteúdo das notícias publicadas entre abril e maio de 2011 nos sites Folha, G1, IG e O Globo e redigidas sob o sistema de embargo de dois dos mais importantes periódicos do mundo, Science e Nature. Procura-se também, por meio de bibliografia relacionada e entrevistas com jornalistas brasileiros veteranos no campo do jornalismo científico, contextualizar a história e as implicações éticas e profissionais relacionadas o uso desse sistema no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: Jornalismo científico
Jornalismo online
Periódicos científicos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Sofia Luisa Moutinho. Notícias embargadas: um estudo de caso do impacto dos periódicos científicos Science e Nature na produção do jornalismo brasileiro online sobre ciência. 2011. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5847
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOliveira.pdf832,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.