Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Tatiana da Costa-
dc.contributor.authorRamires, Julia Eni-
dc.date.accessioned2018-11-27T12:24:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:30Z-
dc.date.issued2018-01-11-
dc.identifier.citationRAMIRES, Julia Eni. Usos e abusos da memória: o caso do Museu de Linz. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5850-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstética (Arte)pt_BR
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMuseu de Linzpt_BR
dc.titleUsos e abusos da memória: o caso do Museu de Linzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0950860379522727pt_BR
dc.description.resumoApresenta a problemática propaganda política adotada pelo partido nazista, pautadas nas acepções de viés estético conturbadas e destorcidas de Adolf Hitler. O problema central consiste em compreender a ideologia antissemita como responsável pela divisão das artes durante o período da 2ª Guerra Mundial, com a culminância do projeto do Museu de Linz. A partir da estética nazista, as artes aceitas pelo Partido, e que eram exaltadas, criavam um padrão e uma justificativa para atos violentos e brutais contra aquilo que era considerado como arte degenerada. Nesse sentido, encontra-se um contexto histórico que permite o encaixar os fatores econômicos, políticos e sociais que resultaram na ascensão do nazismo. Para a análise do projeto do Museu e da arte do nazismo utiliza-se de enquadramento teórico baseado nos conceitos da memória e identificando o objetivo principal do projeto do Museu de Linz, qual seja, a construção de uma memória coletiva fundamentada nos padrões definidos pelo ditador Adolf Hitler. Revela-se o resultado: abuso da memória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRamires.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.