Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5850
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.author | Ramires, Julia Eni | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T12:24:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-11 | - |
dc.identifier.citation | RAMIRES, Julia Eni. Usos e abusos da memória: o caso do Museu de Linz. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5850 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estética (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Nazismo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Museu de Linz | pt_BR |
dc.title | Usos e abusos da memória: o caso do Museu de Linz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0950860379522727 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta a problemática propaganda política adotada pelo partido nazista, pautadas nas acepções de viés estético conturbadas e destorcidas de Adolf Hitler. O problema central consiste em compreender a ideologia antissemita como responsável pela divisão das artes durante o período da 2ª Guerra Mundial, com a culminância do projeto do Museu de Linz. A partir da estética nazista, as artes aceitas pelo Partido, e que eram exaltadas, criavam um padrão e uma justificativa para atos violentos e brutais contra aquilo que era considerado como arte degenerada. Nesse sentido, encontra-se um contexto histórico que permite o encaixar os fatores econômicos, políticos e sociais que resultaram na ascensão do nazismo. Para a análise do projeto do Museu e da arte do nazismo utiliza-se de enquadramento teórico baseado nos conceitos da memória e identificando o objetivo principal do projeto do Museu de Linz, qual seja, a construção de uma memória coletiva fundamentada nos padrões definidos pelo ditador Adolf Hitler. Revela-se o resultado: abuso da memória. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JRamires.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.