Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5850
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Usos e abusos da memória: o caso do Museu de Linz
Autor(es)/Inventor(es): Ramires, Julia Eni
Orientador: Martins, Tatiana da Costa
Resumo: Apresenta a problemática propaganda política adotada pelo partido nazista, pautadas nas acepções de viés estético conturbadas e destorcidas de Adolf Hitler. O problema central consiste em compreender a ideologia antissemita como responsável pela divisão das artes durante o período da 2ª Guerra Mundial, com a culminância do projeto do Museu de Linz. A partir da estética nazista, as artes aceitas pelo Partido, e que eram exaltadas, criavam um padrão e uma justificativa para atos violentos e brutais contra aquilo que era considerado como arte degenerada. Nesse sentido, encontra-se um contexto histórico que permite o encaixar os fatores econômicos, políticos e sociais que resultaram na ascensão do nazismo. Para a análise do projeto do Museu e da arte do nazismo utiliza-se de enquadramento teórico baseado nos conceitos da memória e identificando o objetivo principal do projeto do Museu de Linz, qual seja, a construção de uma memória coletiva fundamentada nos padrões definidos pelo ditador Adolf Hitler. Revela-se o resultado: abuso da memória.
Palavras-chave: Estética (Arte)
Nazismo
Memória
Museu de Linz
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAMIRES, Julia Eni. Usos e abusos da memória: o caso do Museu de Linz. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRamires.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.