Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5884
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capistrano, Tadeu | - |
dc.contributor.author | Amparo, Paula Cristina Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T17:44:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.citation | AMPARO, Paula Cristina Gomes do. O turno da noite: insônias e especulações em torno de “Chuva” de Oswaldo Goeldi. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5884 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Expressionismo | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna | pt_BR |
dc.subject | Gravura | pt_BR |
dc.subject | Goeldi, Oswaldo | pt_BR |
dc.title | O turno da noite: insônias e especulações em torno de “chuva” de Oswaldo Goeldi | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6941266547763772 | pt_BR |
dc.description.resumo | A obra do gravurista Oswaldo Goeldi é conhecida por estar repleta de sujeitos solitários, que, em meio à cidade grande, parecem distantes de qualquer afeto. Encerrados em suas questões pessoais, esses homens deambulam por um Rio de Janeiro suburbano, que adquire uma atmosfera fantástica ao não parecer um produto dos trópicos. O ambiente noturno é aqui analisado como elemento capaz de criar essa distância com o que é considerado produto do modernismo brasileiro. No presente ensaio, estuda-se o gesto que ilumina a noite goeldiana, expresso pelo sujeito que segura o guarda-chuva vermelho na gravura “Chuva”, produzida em 1957. Os pés dessa figura de que não reconhecemos o gênero ou seu rosto está virado para um muro, enquanto um caminho desenha-se a sua frente. A hesitação permeia a leitura da gravura, em que o estudo inerente ao sujeito do século XX, e como ele significa o mundo ao seu redor, são parte primordial da investigação que se desenrola em torno dessa imagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAmparo.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.