Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5887
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação de risco em saúde e o caso zika
Autor(es)/Inventor(es): Pacheco, Mayara Vieira Camera
Orientador: Latini, Gabriela Nóra Pacheco
Resumo: Estudo enfoca na comunicação de riscos relacionados à saúde e, particularmente, no caso zika, que tem mostrado como a possibilidade de disseminação mundial de uma doença levanta preocupações não só no que concerne ao campo da saúde, mas também ao da comunicação. A escolha da zika tem especial relevância, pois além da incidência epidemiológica considerável, a doença tem tido amplo acompanhamento e visibilidade midiáticos, estando constantemente presente nos principais veículos brasileiros. A zika, inicialmente considerada uma doença de sintomatologia branda e de ocorrência restrita à África e Ásia, ganhou destaque na mídia após a divulgação da provável relação entre a infecção de gestantes e o acometimento de fetos pela microcefalia, uma condição em que a criança nasce com a cabeça pequena e o cérebro subdesenvolvido, quase sempre com consequências neurológicas irreversíveis. No entanto, mesmo antes de nenhuma das relações alarmantes ter sido corroborada cientificamente, o pânico mundial esteve a poucos passos de se instalar, cabendo à comunicação, aqui especificamente retratada pela grande mídia, o papel de mediador entre os especialistas e o público leigo.
Palavras-chave: Comunicação em saúde
Risco
Zika vírus
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PACHECO, Mayara Vieira Camera. Comunicação de risco em saúde e o caso zika. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5887
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPacheco.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.